Ortopedia

Tratamentos Ortopédicos

A Policlínica Climedin é referencia em Ortopedia Adulto e Infantil no tratamento de diversas doenças:

Tendinite

Tendinite é a inflamação de um ou mais tendões que provoca inchaço e dores. É um problema bastante comum, que pode ter diversas causas e costuma atingir principalmente os ombros, braços e punhos.

Tendinite tem cura, mas o tratamento deve ser iniciado o quanto antes. Ele pode ser feito de diversas maneiras, mas tudo dependerá da gravidade do problema e da avaliação feita pelo médico.

Lombalgia e problemas de coluna

Um por cento dos pacientes com lombalgia aguda tem ciática, que é definida como dor irradiada para o território de uma raiz nervosa lombar, frequentemente acompanhada de sintomas como dificuldade para andar e formigamento.

Muitos fatores são importantes para evitar que uma lombalgia aguda se torne crônica. A correção postural, principalmente na maneira de se sentar no trabalho e na escola é essencial. Na fase aguda, a ginástica é importante. Quando fizer exercício com pesos na ginástica, proteja a coluna deitando ou sentando com apoio nas costas. Sempre evitar carregar peso. Não permanecer curvado por muito tempo. Quando se abaixar no chão, dobrar os joelhos e não dobrar a coluna. Para outros esclarecimentos, consulte o seu médico ortopedista.

Lesão de menisco (joelho)

Dentre os sintomas de lesão no menisco estão a dor no joelho ao caminhar, subir e descer escadas. A dor é localizada na parte da frente do joelho, podendo atingir a parte mais lateral se a lesão for de menisco lateral ou na parte mais interior do joelho se for uma lesão do menisco medial.

Os sinais de melhora surgem com o início do tratamento e quando a pessoa segue todas as orientações do médico e do fisioterapeuta, fazendo o repouso necessário e os exercícios terapêuticos.

Lesão de ligamento cruzado anterior (joelho)

Quando o joelho sofre um movimento maior que o suportado - como uma torção ou traumas - o ligamento cruzado anterior (LCA) pode ser lesionado. Esse ligamento é um dos que estão localizados dentro do joelho, prendendo o osso da coxa (fêmur) ao osso da perna (tíbia), sendo responsável por estabilizar esta articulação.

Atletas que querem retornar as suas atividades, geralmente são submetidos a cirurgia e reabilitação intensa. Sedentários que não apresentam lesões de cartilagens ou em outros ligamentos e estruturas podem ser tratados com a estabilização sem a cirurgia. Dependerá de cada caso.

Artrose e artrites

A artrite é definida como dor, inchaço e uma vermelhidão que pode levar à perda de função, ou seja, a falta de movimento total ou parcial da articulação. A artrite é um sintoma e não uma doença, um sintoma comum a várias doenças reumatológicas. A artrite ocorre nas doenças articulares mais comuns, como osteoartrite, antigamente denominada artrose. Outras doenças reumatológicas como lúpus, espondilite, gota, artrite reumatoide, também se manifestam como artrite.

É importante ressaltar que a prática de uma atividade física adequada e regular, seja em solo ou em água, orientada pelo profissional médico, é fundamental para melhora da dor, da amplitude de movimento, do ganho de equilíbrio e da marcha com impacto na qualidade de vida do paciente ao longo da trajetória da doença. 

Infiltração de joelho e tornozelo

 

 
 Infiltração do Tornozelo com Ácido Hialurônico. Como já dito em outros artigos, a osteoartrite, ou artrose é uma doença muito comum, e sua prevalência aumenta com a idade. De acordo com o American College of Rheumatology, quase 70% das pessoas com mais de 70 anos têm evidências de osteoartrite por raios X, embora apenas metade já tenha desenvolvido sintomas.

O controle da doença é realizado através de exames clínicos periódicos e de ressonância magnética como imagens denominadas mapas T2 e D-Gemric.

Artroscopia de joelho

A artroscopia de joelho é uma pequena cirurgia na qual o ortopedista utiliza um tubo fino, com uma câmera na ponta, para observar as estruturas no interior da articulação, sem precisar fazer um corte grande na pele. Dessa forma, a artroplastia normalmente é usada quando existe dor no joelho, para avaliar se existe algum problema com as estruturas da articulação.

Para evitar este tipo de riscos é muito importante fazer todas as consultas antes da cirurgia, para que o médico consiga avaliar todo o histórico clínico da pessoa, assim como os medicamentos que está utilizado. Além disso, é importante selecionar uma clínica e um médico de confiança e com experiência neste tipo de procedimento.

Prótese de joelho

Se você imaginar o joelho como uma dobradiça, tenha certeza que, na verdade, é muito mais complexo. Para todos os componentes metálicos e sintéticos que constituem a prótese do joelho, devem haver uma congruência e similaridade com as superfícies naturais/anatômicas de um joelho normal.

Com base na idade, estilo de vida e condições do joelho do paciente, existem diversas opções de design de prótese que podemos escolher para que o paciente possa retomar à sua vida ativa sem complicações. Em última análise, o cirurgião fará uma recomendação do implante (design e marca) com base em sua habilidade e experiência com um dispositivo em particular, bem como suas circunstâncias e necessidades específicas.

Cirurgias de joelho em geral

Cada dia mais tem aumentado o número de pessoas que buscam praticar atividades para a melhoria de sua saúde, mas na mesma intensidade que pessoas buscam melhoria, o número de pessoas com lesões no joelho também aumentaram.

Não só por conta de atividades físicas praticadas de formas incorretas, mas também por acidentes, as lesões nos joelhos ocorrem com mais frequência.

Existem diversos tipos de cirurgias no joelho, que podem ser realizadas.

Precisa de um Ortopedista?

Fale Conosco

Menu