Especialidades Climedin

Gastroenterologia é a especialidade que cuida de todo o nosso sistema digestório. Isso inclui o esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, toda a extensão dos intestinos.

Por ser uma área abrangente, ela se relaciona com outras especialidades clínicas como por exemplo a Hepatologia que trata somente das doenças do fígado.

Existem especialidades cirúrgicas que são intimamente ligadas à gastroenterologia. Uma delas é a Cirurgia do Aparelho Digestivo que trata de patologias clínicas como refluxo e gastrite e também realiza procedimentos cirúrgicos como a cirurgia de redução de estômago (cirurgia bariátrica), retirada da vesícula e hérnia inguinal.

Temos também a Coloproctologia, que trata de patologias do intestino grosso e doenças anais e perianais, como as hemorróidas e fissuras anais.

A ortopedia é a especialidade médica que cuida da saúde relacionadas ao aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético. No Brasil estas especialidades são unificadas, recebendo o nome de “Ortopedia e Traumatologia”.

Existem diversas doenças ósseas que independem do trauma, como o câncer ósseo, luxações congênitas e deformidades ósseas que necessitam de tratamento médico. As hérnias de disco, causadoras de dores intensas na coluna, podem ser operadas tanto por ortopedistas como por neurocirurgiões, dependendo de sua formação.

Outro importante campo de atuação da especialidade é na área do esporte, onde temos as lesões esportivas com características próprias de cada esporte em particular (um gesto, uma lesão). As lesões decorrentes das atividades esportivas envolvendo o sistema músculo-esquelético de modo geral envolvem os músculos, tendões, cápsula e ligamentos articulares e os ossos nos mais diversos graus de comprometimento, afastando o atleta de suas atividades esportivas por tempo determinado, de acordo com a gravidade da lesão.

Embora a traumatologia ortopédica pareça ser o estudo de todo tipo de trauma, ela lida apenas com as lesões ósseas e musculares tendinosas dos membros superiores, inferiores, bacia e coluna. O trauma abdominal é avaliado pelo cirurgião geral; o trauma craniano pelo neurocirurgião; o trauma de tórax é avaliado pelo cirurgião do trauma ou cirurgião torácico. Erro muito comum é o encaminhamento de vítimas de trauma torácico e facial para o ortopedista, o qual trata do esqueleto axial (coluna) e membros. Se estiver dúvidas, doenças ou fraturas (Ossos e músculos) consulte o médico.

A ortopedia e traumatologia é uma especialidade muito abrangente e segmentada por áreas específicas e por este motivo é frequente que o especialista se dedique a doenças apenas de joelho, cotovelo, ombro, coluna, quadril entre outros. Para doenças clinicas e corriqueiras todos ortopedistas são capacitados para atendimento, entretanto quando envolve cirurgias como artroscopias ou colocação de próteses articulares existe a necessidade de procurar o especialista correto dentro da ortopedia.

Na Climedin nosso ortopedista é especializado em joelho, uma das articulações mais complexas e que tem alta incidência de doenças na terceira idade e também de lesões decorrentes de esportes e traumas.

O que é a Urologia?

A Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor dos homens (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis). Para se tornar um urologista são precisos seis anos de formação em medicina, dois em cirurgia geral e mais três em urologia. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino.

O que faz um urologista?

O urologista tanto realiza o diagnóstico de problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor masculino quanto realiza cirurgias urológicas. O urologista, por exemplo, é o responsável pelo exame preventivo da próstata.

Apesar de ser conhecido como “médico de homem”, o urologista também trata de crianças e mulheres. A enurese noturna, mais conhecida como xixi na cama, é tratada por esse especialista. A cistite, infecção urinária comum nas mulheres, também faz parte do rol de atendimentos do urologista. Outros problemas cabíveis ao urologista são: cálculo renal (pedra nos rins), câncer de pênis, câncer de testículo, disfunção erétil, infertilidade masculina, etc.

Subespecialidades

Andrologia:

Responsável pelo sistema reprodutor masculino, função sexual e regulação de hormônios. Este especialista trata problemas como o Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), infertilidade masculina, disfunção erétil, ejaculação precoce etc.

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST):

Trata das doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia, sífilis, herpes, verrugas genitais etc.

Laparoscopia:

É a especialização em cirurgia laparoscópica, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que, através de lentes de aumento inseridas por pequenas incisões, mostra os órgãos em um monitor de TV em média 20 vezes maior.

Transplante Renal:

Área urológica que estuda os mecanismos de transplante renal.

Urolitíase (Endourologia):

Realiza o tratamento de cálculos (pedras) formados nos rins, ureter ou bexiga.

Urologia Feminina:

Trata dos problemas urológicos que acometem as mulheres tais como incontinência urinária, cistite e infecções urinárias.

Urologia Pediátrica:

É a urologia aplicada à criança. Atende a problemas de fimose, tumor de Wilms, enurese noturna, criptorquidismo, entre outros.

Uroneurologia:

Responsável pelas patologias do trato urinário consequentes de distúrbios neurológicos congênitos ou adquiridos.

Uro-oncologia:

Trata dos tumores urológicos, tais como câncer de próstata, câncer de bexiga, câncer de testículo, câncer de pênis entre outros.

(Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia)

Climedin Gastroenterologia

Gastroenterologia

Cirurgião do Aparelho Digestivo

Climedin ortopedia

Ortopedia

Especialista em joelho

Urologista em São Paulo

Urologia

Adulto e Infantil